segunda-feira, 6 de abril de 2009

A questão da cultura.

Até que ponto devemos defender a cultura de um povo?
Estava conversando com meu irmão uns dias atrás quando me deparei com uma questão complicada. Meu irmão estava dizendo que viu um vídeo sobre alguns índios daqui do Brasil que sacrificavam as crianças que nasciam com algum defeito físico para manter a aldeia longe dos espíritos ruins. Essa mesma aldeia não permitia a entrada de pessoas de fora, viviam em conflito com aldeias vizinhas e matavam seus oponentes e até mesmo os missionários. Ele ficou revoltado ao ver o vídeo, disse que as autoridades e os direitos humanos deveriam intervir na questão. Ele está certo. É errado que pessoas inocentes sejam mortas. Só que, é certo intervir na cultura de um povo? Ainda mais de um povo que já foi tão massacrado pela nossa própria cultura? Muitas leis dizem que não se deve intervir na cultura de um povo, é o que eles acreditam, o que os mantêm unidos, são suas crenças sobre o mundo. Nós também as temos, boa parte de nós é cristão e é nisso que acreditamos e baseamos nossa vida. Somos mais esclarecidos em muitas coisas, mas também cometemos muitos erros ao longo da história a favor de nossa própria cultura. Também sacrificamos inocentes. Aprendemos com os erros e hoje eles são menos frequentes. Mas o que fazer com uma situação dessas? Arrancar da mente desse povo que isso é uma coisa errada é praticamente impossível, ainda mais à nossa forma, prendê-los por homicídio doloso não faz sentido, catequiza-los causaria uma revolta entre eles. Não vejo como mudar o pensamento deles, acho errado interferir. Mas acho mais errado ainda não interferir.
E então, até que ponto devemos defender a cultura de um povo? Devemos deixá-los seguir suas crenças e nunca interferir ou fazê-lo quando a vida estiver em questão? Qual a sua opinião?

Obrigada por lerem o blog.
See you! ;*

Frase do dia: "Uma das características da vida é sua urgência, sem possibilidades de adiamento."

15 comentários:

Vitor Martins disse...

Não sou a favor da interferência humana na cultura alheia ._.'
Cultura é cultura.

Ai, Rosi, teu blog tá super bombando *-*
Saudades de você.

Beijo :*

Maari *.* disse...

Eu tbm Não sou a favor cada um com a sua Cultura e devemos respeitar :))
Blog LIndo, Parabéns!

beijinhos (:

Thaís disse...

Eu ñ sou a favor das pessoas se meterem na cultura das pessoas pq cada um tem a sua e devemos respeitar uns dos outros....

Amiga!!!
SEu blog tá otimo gostei de tudo.
PS: vc se expressa muito bem.
MIl bjs de sua amiga!!!

Pedro Latini ; disse...

Realmente um questão complicada, mas a minha opinião é de que não devemos interferir, pois cada um de nois temos um modo diferente de ver o mundo, e casa povo tem um grau de evolução, se eles fazem isso é pq são atrasados ao ponto de cometereme esses absurdos.
Bem é isso ai.
Beijão Rosi ;)

dand disse...

oieee...ótimo o post.
Como disse o V. Martins, cultura é cultura.
Eles não fazem por mal, e sim por uma questão de espiritualidade deles mesmos.
Não adianta catequizá-los porque são séculos de uma cultura existente...seria burrice de quem tentar.
O jeito é deixar como está.
Deus saberá o que fazer hehe..
Bjos e brigadu pelo post viu, ach oq vou te linkar no meu blog. Adoro suas abordagens..
Boa semanaaa.

Unknown disse...

Oi Rosi!!
Pow eh realmente um a questão dificil de decidir...mas eu axo q eh melhor naum interfirir msm e criar uma certa proteção para as aldeias proximas ou coisa do tipo..
Viu deixei a preguiça um kdim de lado e fiz uma conta no google!!^^
bjs adoro seu blog =^.^=

Luke Souza disse...

Cada um sabe oq faz pra si,
ninguem tem o direito de "se me ter"
Na vida dos outros...
(estilo de vida cada um tem o teu... (y) )

Super mara o blog!

Beijos tchamo...
'''Do seu leitor de sempre!

Stolen Away disse...

Poxa seu blog é bacana...Nunca pensei que acharia alguem assim em NF... Sobre a cultura eu acho errado intvervir.Porém devemos sim pensar na intervenção de modo sutil. Assim como aconteçeu com muitas tribos indíginas.Elas aos poucos foram absorvendo a cultura do Brasil.A cultura é feita de mal e bons costumes com o passar do tempo esses costumes vão se modificando ou desaparecendo...

Gostei do blog... Beijos ...

Lady Vanilla disse...

Sinceramente, acho que cada qual que cuide do seu e pronto, fique na sua... É por causa dessas interferências que mts povos foram massacrados e até mesmo dizimados... por que só "queriam ajudar"... deixar do jeito que está não denota descaso e sim, respeito... Rosi, adoro teu blog e me surpreendo cada vez mais a cada post novo...bjus mil!

meus instantes e momentos disse...

o grande defeito do ser humano, é querer dominar, ditar regras.
É interferir. Até na simples relação íntima é assim.
Ótimo teu blog.
Maurizio

ZalinsQ disse...

cultura deve ser apreciada e nao dominada por outrem

Eugênio F. Gomes disse...

Akon feat. Dulce María.
Não, caro colega. Você NÃO leu errado!
http://bebiperfume.blogspot.com/
merchan ;]

Eduardo disse...

tenho que concordar com todos rs
cada um com a sua cultura, nada de se meter an cultura alheia :)
otimo post, bjao

ϟ P. Dias disse...

Pow mina muito bom seu blog...
gostei mesmo viu?
bom não sei bem o que dizer sobre isso afinal é um assunto muito polêmico, e acho que não devemos interferir afinal é o mesmo que tenta fazer um católico xingar o papa...( não rola)

mas é isso ai, gostei paks...
V.L.W!

Naiá Santos disse...

Nossa amigaaaa....Isso de culturas de outros povos é tão complicado.É REVOLTANTE ficar sabendo disso,sobre o sacrifício desses bebes,mas interferir na cultura deles também...Nossa eu fico de cara com tantas coisas que acontecem até hoje em nosso mundo...Bjus!Cda dia mais lindo seu blog!=)