domingo, 30 de maio de 2010

Best Seller por Jerri Dias




Quem é que precisa de faculdade, criatividade ou pesquisa para criar um livro quando se tem as dicas do meu amado blogueiro, super engraçado, Jerri Dias, da Capricho. Ele criou uma lista de dicas para quem quer escrever um best seller e ficar milionário! Eu ri horrores, dá uma conferida:

1. Seus personagens principais têm que ser adolescentes... Dããã!

2. O protagonista tem que ser um menino bonito, simpático e com um passado trágico (os pais mortos ou o cachorrinho atropelado) ou um grande trauma na vida (apanhava muito do pai ou repetiu a 1ª série do Ensino Fundamental), que ele tem que resolver até o final do livro ou da saga, caso você pretenda escrever uma série de livros.


3. Ele tem que ter alguma coisa especial, diferente dos outros, que o faça se sentir marginalizado. É legal se ele tiver poderes mágicos, ser vampiro ou filho de um Deus Olímpico. Fazer ele corcunda e filho bastardo do dono da padaria da esquina não é bom para as vendas...


4. Como todo garoto, ele tem que ir pra escola, então se ele é feiticeiro, vai para a escola de magia; se for vampiro, para a escola de vampiros ou uma que aceite alunos repetentes; se for semi-Deus, para a escola de semi-Deuses. Se for filho do padeiro, para a escola de padeiros, mas esse eu já avisei que não tem futuro.


5. Crie um vilão, que por algum motivo absurdo e sem sentido, precisa matar o seu heroi, apesar de existirem vários adultos mais poderosos e fortes que o menino, ele tem que ficar tentando matar o seu heroi.


6. O melhor amigo dele tem que ser meio bobo, meio burro, meio feio e meio gordinho e engraçado. Isso faz com que haja comparações entre os dois e faz com que seu heroi fique parecendo mais bonito, mais sério e mais nobre e não o chato que ele seria na vida real.


7. É bom que ele tenha uma amiga para criar um interesse romântico, mas ele não pode ficar com ela logo de cara e nem muito rápido, pois tem que dar chance às suas leitoras femininas imaginarem que um dia poderão casar com o seu personagem.


8. Escreva uma batalha final empolgante onde o seu heroi mostra que se importa com os outros e está disposto a se sacrificar pelos amigos, namorada ou pelo mundo, para que todos seus leitores acharem ele mais bacana ainda. Ah, sim, não ceda ao realismo e mate o seu heroi, pois seu livro tem que virar uma série.


9. Agora que seu livro foi um sucesso de vendas, basta repetir a mesma histórinha em todos, só mudando um pouco as situações e tirando alguns personagens e adicionando outros.


10. E não esqueça de mencionar meu nome nos agradecimentos e de me mandar um cheque bem gordo pelas dicas quando você for milionária.

Jerri Dias
 escreveu um livro sobre o filho corcunda bastardo do padeiro.
Agora, o melhor foi essa frase final dele, morri. kkk
O que acharam das dicas? Eu já vou segui-las! Meu livro vai ser sobre o filho adotivo vegetariano do açougueiro! Será que tenho chances?
Beeeeijos e obrigada por lerem isso aqui!

2 comentários:

Alicia disse...

Yes, I speak english.
I like your blog too :)

Vítor Teixeira disse...

Se vampiro que não bebe sangue funcionou, pq vegetariano filho de açogueir não daria certo?? -nn

www.nossa-caixa.blogspot.com