terça-feira, 13 de julho de 2010

It's Rock!

E hoje, essa bela e quente - para um dia de inverno - terça-feira, é também uma data mundialmente importante. O Dia Mundial do Rock, e para mostrar o apreço que tenho por essa data, vou contar por que hoje é comemorado esse dia. Tirei a explicação do Wikipédia, mas ela não está completa, aprendi ontem no Top Top MTV a história inteira. :)
"Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions,U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock"

A parte que falta nessa história é a que um ano antes desse grande show, o Live Aid, Bob Geldof também organizou um encontro de músicos do mundo pop rock britânico, o qual chamou de Band Aid, a fins de juntar uma certa quantia em favor dos famintos na Etiópia. O single foi chamado de "Do They Know It's Christmas?", que teve sucesso imediato e que alguns meses mais tarde a ideia também seria copiada por nosso querido tio Michael, com "We are the World".
O vídeo da música é esse aqui embaixo, é bem naquele estilo anos 80, mas vale a pena assistir, as caras são bem conhecidas e boa parte também estava no single sobre o Apartheid "Sun City".


Bem, o que eu quero mostrar é que esse é um dia que merece ser comemorado, afinal, não é mais uma data qualquer inventada pelo comércio, é algo com algum significado. Algo que cumpre o objetivo que o rock sempre tentou ter, o protesto, a forma de mostrar ao mundo seu modo de pensar, sua revolta com o erro. Sinto falta do rock assim...
Por hoje é só, Feliz Dia Mundial do Rock! Mesmo que você não seja lá tão interessado nele. 
Obrigada por lerem isso aqui.

Um comentário:

Lilah disse...

Eu sempre "comemorei" o dia do rock, desde que o rock entrou na minha vida e me salvou do mau gosto!
asuhasushusahuashasaah
Já sabia dessa história do Live Aid, tenho até um recorte de jornal velho falando a respeito ^^ e me lembro do Live 8 até hoje... ouvi pelo rádio - antiga rádio rock! hoje extinta =/ - bandas em vários países, Mcfly no Japão, inclusive, foi emocionante.

Pois é, neah?! O rock não é só um estilo musical, como você disse, os roqueiros têm plena consciência para com a humanindade *-* que orgulho!